Diretoria, Conselho e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da BRMALLS, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição de seus diretores e fiscalização da respectiva gestão.

Conforme previsto no Estatuto Social da Companhia, o seu Conselho de Administração é composto por até sete membros efetivos e até igual número de suplentes, vinculados ou não a membros efetivos específicos, todos acionistas, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral, com mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. Em conformidade com as disposições do Regulamento do Novo Mercado Bovespa, excepcionalmente (para fins de transição) e enquanto a Companhia estiver sob controle difuso, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos uma única vez, com mandato unificado de até três anos. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, todos os conselheiros devem ser seus acionistas. Os administradores da BRMALLS podem ser eleitos por meio dos procedimentos de eleição em separado e voto múltiplo.

As decisões do Conselho de Administração da BRMALLS são tomadas por maioria de votos, inexistindo voto de qualidade do Presidente ou do Vice-Presidente do Conselho de Administração. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas ao menos trimestralmente, ou sempre que necessário, por convocação do Presidente do Conselho de Administração, do Vice-Presidente ou de quaisquer dois conselheiros agindo em conjunto.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do Mandato
José Afonso Alves Castanheira Presidente Interino do Conselho 27/04/2018 AGO de 2020
Mauro Gentile Rodrigues da Cunha Conselheiro Independente 27/04/2018 AGO de 2020
Bruno Hermes da Fonseca Rudge Conselheiro Independente 27/04/2018 AGO de 2020
João Roberto Gonçalves Teixeira Conselheiro Independente 27/04/2018 AGO de 2020
Luiz Antonio de Sampaio Campos Conselheiro Independente 27/04/2018 AGO de 2020
Luiz Alberto Quinta Conselheiro 27/04/2018 AGO de 2020

José Afonso Alves Castanheira: Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1987 é sócio diretor da Consemp Consultoria e Empreendimentos Industriais Ltda, atual Rotapar Investimentos, Administração e Participações S.A. Participa dos Conselhos de Administração da Companhia Vale do Araguaia, Grupo Ecil e OdontoPrev S.A. É ainda presidente do Conselho de Administração da Technos S.A.

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha: Presidente da Amec - Associação dos Investimentos no Mercado de Capitais - desde abril de 2012. Antes disso foi gestor da Opus Investimentos Ltda., no Rio de Janeiro de outubro de 2010 a março de 2012. Em São Paulo, foi presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC no período de maio de 2008 a abril de 2010 e conselheiro de maio de 2003 a abril de 2008, tendo sido seu representante no Brasil e no exterior. Foi sócio sênior e diretor de Investimentos de Renda Variável da Mauá Investimentos Ltda. de julho de 2007 a setembro de 2010, diretor de Investimentos de Renda Variável da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda. de março de 2006 a julho de 2007 e diretor de investimentos da Bradesco Templeton Asset Management de agosto de 2001 a março de 2006. Registra passagens ainda pela Investidor Profissional, Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America e Banco Pactual. Atualmente participa do Conselho de Administração da Usiminas, Par Corretora e CESP. Foi conselheiro de administração da Mahle Metal Leve, Petrobras, BR Distribuidora e Trisul. É Chartered Financial Analyst - CFA desde 1997, MBA pela Escola de Graduação de Negócios da Universidade de Chicago (1998), e Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1992). Atua ainda como Professor de Governança Corporativa e consultor. Nos últimos 5 anos não esteve relacionado a nenhum dos seguintes eventos: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; e (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial e administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática da atividade profissional ou comercial.

João Roberto Gonçalves Teixeira: Foi presidente do Banco Votorantim S/A entre setembro de 2011 a novembro de 2016, período em que também atuou como conselheiro da Febraban (Federação Brasileira do Bancos). Atualmente é sócio fundador da Inviste, empresa de investimentos proprietários no setor imobiliário, venture capital e negócios de impacto. Foi Vice- Presidente Executivo do Grupo Santander no Brasil e do Banco ABN AMRO Real S/A entre 2002 e 2011, sendo membro do Comitê Executivo responsável pelas áreas de Corporate & Investment Banking no Brasil (CIB) e Banco de Atacado. Entre 2007 e 2010 atuou como membro da diretoria da Anbima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Atuou, ainda, como Head of Investment Banking - Brasil no Dresdner Kleinwort Wasserstein entre 1995 e 2002, Assessor do Ministro Fernando Henrique Cardoso em 1993 e professor do Departamento de Economia na PUC RJ. Por fim, obteve Mestrado em Administração (MBA) na London Business School em 1995.

Bruno Hermes da Fonseca Rudge: Graduado em Economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, ingressou na Dynamo Administração de Recursos Ltda. em marco de 1997, tornando-se sócio em 2002. A Dynamo Administração atua na administração e gestão de fundos de investimento em ações com foco no Brasil. Em 2006, constituiu, em conjunto com os seus demais sócios, a Dynamo Internacional Gestão de Recursos, criada com o objetivo de atuar na gestão de fundos de investimento em ações no exterior. Em 2007 se mudou para Londres onde ajudou a estruturar o escritório e a equipe de gestão do fundo Internacional. No final de 2009 retornou ao Brasil como co-gestor dos fundos geridos pela Dynamo no Brasil. Foi membro da comissão de Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal de companhias abertas listadas na B3.

Luiz Antonio de Sampaio Campos: Advogado. Sócio Fundador do Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados. Foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários de 2001 a 2004. Integrou o Conselho de Administração e Conselho Fiscal de companhias abertas e fechadas. Integrou a Comissão de Regulação da Bolsa Mercantil de Futuros (BM&F). É membro independente do Conselho de Administração da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Integra a Comissão de Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Foi Professor da Fundação Getúlio Vargas. Autor de diversos artigos e obras coletivas na área do Direito.

Luiz Alberto Quinta: Tem sólida experiência na indústria de Shopping Center, tendo vivenciado a performance da mesma em diferentes ciclos econômicos atravessados pelo Brasil. Possui mais de 30 anos de experiência em gestão de shopping centers, trabalhou, por 20 anos, como Diretor do Grupo Multiplan antes de ingressar na BR Malls. Foi membro integrante do conselho da ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers. Na BR Malls teve a oportunidade de solidificar seus conhecimentos e contribuir com sua experiência prévia para o sucesso da companhia. Atuou desde o início da empresa em diversos cargos dentre eles Diretor de Operações e Desenvolvimento. Luiz Quinta liderou o time que mais desenvolveu shoppings no Brasil, com a inauguração de 10 shoppings e 17 expansões na BR Malls. Também possui amplo relacionamento com os principais varejistas do país. Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Goiás em 1981, pós-graduado em administração pelo IBMEC - Rio de Janeiro em 2001 e, em 2005, em gestão empresarial pela FGV - Rio de Janeiro com extensão na Universidade da Califórnia - Campus de Irvine. Em 2009, concluiu o curso executivo EDP na Universidade da Pensilvânia - Wharton. Nos últimos 5 anos, foi administrador da Companhia, tendo atuado como Diretor de Operações e Desenvolvimento, onde manteve-se até junho de 2015. Atualmente, além de pertencer ao Conselho de Administração da Companhia, é sócio de empresa de consultoria, a qual presta serviços para a Companhia. Luiz Alberto Quinta também é um Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Diretoria Executiva

Os diretores da BRMALLS são seus representantes legais, responsáveis principalmente pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Estatuto Social da Companhia, pela Assembleia Geral e pelo seu Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da BRMALLS deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até no máximo um terço dos cargos do Conselho de Administração poderá ser preenchido por membros da Diretoria.

Os diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de três anos, podendo, a qualquer tempo, ser por ele destituídos. Além das atribuições previstas no Estatuto Social da BRMALLS, compete ao Conselho de Administração fixar as atribuições de cada um dos diretores. De acordo com seu Estatuto Social, a Diretoria da BRMALLS é composta por, no mínimo, seis e, no máximo, sete diretores, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandatos de três anos, podendo ser reeleitos e a qualquer tempo destituídos pelo Conselho de Administração.

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Ruy Kameyama Diretor Presidente 02/05/2017 02/05/2020
Frederico da Cunha Villa Diretor Financeiro e de Relação com Investidores 10/06/2016 10/06/2019
José Vicente Avellar Diretor Operacional 08/05/2017 08/05/2020
Mariane Wiederkehr Grechinski Diretora de Desenvolvimento 01/06/2017 01/06/2020
Claúdia Lacerda Diretora Jurídica 10/06/2016 10/06/2019
Bianca Bastos Diretora de Gente & Gestão 10/05/2017 10/05/2020

* Os membros da Diretoria deverão permanecer em seus respectivos cargos e no exercício de suas funções até que sejam eleitos e investidos nos cargos seus substitutos.

Ruy Kameyama: Nascido em 13 de julho de 1977. Graduado em Economia pelo IBMEC-Rio de Janeiro em 1998 e com MBA pela Harvard Business School em 2005. Na BRMALLS atuou como gerente geral nas áreas de operações e novos negócios. Antes de ingressar na BRMALLS trabalhou na área de novos negócios do Spoleto Franchising (2005-2006) e foi associado do banco de investimentos Dresdner Kleinwort (1998-2003).

Frederico da Cunha Villa: Iniciou a carreira na PwC Auditores Independentes em 1995 como trainee da auditoria externa. Em 2002 tornou-se gerente atuando nas áreas de auditoria externa, planejamento societário, fusões e aquisições e assessoramento em operações de mercado de capitais. Ingressou na BRMalls Participações em 2008 atuando como controller corporativo até 2012, quando passou a atuar como diretor da Central de Serviços Compartilhados - CSC.

José Vicente Avellar: Nascido em 14 de dezembro de 1979. Graduado em Administração pela PUC-Rio de Janeiro em 2002 e com MBA pelo IAG. Na BRMALLS desde 2010, atuou como superintendente e diretor regional na área de operações, e foi diretor comercial corporativo. Antes de ingressar na BRMALLS trabalhou na área de operações da Bic Brasil (2004-2009).e na área de marketing da L’Oréal Brasil (2000-2004).

Mariane Wiederkehr Grechinski: Diretora de Desenvolvimento e Novos Negócios. Nascida em 03/05/1981. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Positivo (Curitiba-PR) em 2002 e com MBA Executivo pela FGV. Na BRMalls desde 2007, atuou como Superintendente dos Shoppings Curitiba e Shopping Estação e Diretora Regional RJ/Sul/ES na área de Operações. Antes de ingressar na BRMalls, trabalhou na área de Marketing do Grupo Multiplan e Loducca.

Claudia da Rosa Cortes de Lacerda: Diretora Jurídica: Iniciou sua carreira no Banco Pactual em 1994, como assistente jurídico, passando para advogada e, posteriormente, em 2001, passou a ser Associada do Banco Pactual e responsável pela Área Jurídica. Ingressou na BR Malls Participações S.A. em janeiro de 2007, como Gerente Jurídico, passando para Diretora Adjunta em 2009. Atualmente, é Diretora Jurídica, responsável por estabelecer, gerir e coordenar a estratégica jurídica adotada pela Companhia.

Bianca Bastos: nascida em 27 de Dezembro de 1978. Bianca se formou em Administração pela CEUMA (São Luís/MA) em 1999, tendo também formação no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da INPG-SP e no MBA Executivo do INSPER-SP. Iniciou sua carreira na AMBEV em 1999 onde atuou por 8 anos. Entre 2007 a 2009, assumiu a Gerência de RH na JBS Friboi e, posteriormente, entre 2009 a 2011, no Grupo Libra. Em Março/2011, Bianca ingressou na BRMALLS PARTICIPAÇÕES S/A como Gerente, em seguida como Diretora Adjunta e atualmente como Diretora Executiva de Gente & Gestão sendo responsável por atrair, treinar e reter pessoas excelentes, alinhadas com os valores e cultura da BRMALLS e garantir o modelo de gestão.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da BRMALLS prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Atualmente a BRMALLS não tem Conselho Fiscal instalado.

Comitê de Auditoria e de Gestão de Riscos

O Comitê de Auditoria e de Gestão de Riscos é um órgão independente, de caráter consultivo e permanente, tendo como objetivo supervisionar os processos de controles internos e gerenciamento dos riscos inerentes às atividades da Companhia, bem como os trabalhos desenvolvidos por Auditorias Interna e Externa. Cabe também ao Comitê avaliar a qualidade e integridade das demonstrações financeiras.

Regimento Interno de Auditoria e Gestão de Risco

Membros do Comitê de Auditoria e de Gestão de Riscos Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Luiz Alberto Quinta Coordenador do Comitê 17/03/2017 AGO de 2020
Bruno Hermes da Fonseca Rudge Membro do Comitê 20/10/2017 AGO de 2020
Luiz Carlos Nannini Membro do Comitê 17/03/2017 AGO de 2020

Comitê de Pessoas e Remuneração

O Comitê é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, e tem por objetivo: (i) elaborar, revisar regularmente e aprimorar as políticas de recursos humanos e de gestão de pessoas, (ii) recomendar os critérios gerais de remuneração e as políticas de benefícios dos administradores da Companhia e de sociedades controladas, direta ou indiretamente; (iii) gerenciar, quando houver, Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, adotando todas as medidas necessárias para implementá-lo, e (iv) auxiliar o Conselho de Administração no exercício das suas atribuições.

Regimento Interno de Pessoas e Remuneração

Membros do Comitê de Pessoas e Remuneração Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Mauro Gentile Rodrigues da Cunha Coordenador do Comitê 17/03/2017 AGO de 2020
João Roberto Gonçalves Teixeira Membro do Comitê 27/04/2017 AGO de 2020