A história da Companhia teve início em 1949, quando foi constituída a ECISA, empresa que desenvolvia atividades no setor de construção civil, dedicando-se à construção de estradas, viadutos, vias elevadas, entre outros. Dentre algumas de suas principais obras, destacam-se as nas áreas metropolitanas das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, trechos das rodovias federais brasileiras BR 116, BR 153, BR 040 e o porto de Assunção, no Paraguai, além da construção do sistema de galerias de águas pluviais da capital paraguaia.
A partir da década de 70, a ECISA ingressou no setor de desenvolvimento e investimento em shopping centers e foi gradualmente reduzindo suas demais atividades. Foi responsável pelo planejamento, comercialização, incorporação e construção do Conjunto Nacional Brasília, o primeiro empreendimento brasileiro concebido dentro dos padrões e conceitos que caracterizam um shopping center.
No período entre 1980 e 2000, a ECISA construiu e administrou o Shopping Recife (PE), o Norte Shopping (RJ), o Shopping Campo Grande (MS), o Shopping Del Rey (MG), o Shopping Iguatemi Caxias do Sul (RS) e o Shopping Villa-Lobos (SP). No final da década de 1990, as atividades da ECISA de administração de shopping centers e comercialização de lojas e espaços de mall & merchandising foram transferidos para outras sociedades de propósito específico constituídas para esse fim, sendo criadas a EGEC – Empresa Gerenciadora de Empreendimentos Comerciais S.A e a Dacom Gestão Comercial (posteriormente incorporada pela EGEC – Empresa Gerenciadora de Empreendimentos Comerciais S.A.), as quais passaram a prestar serviços aos shopping centers em que a ECISA detinha participação e aos shopping centers de propriedade de terceiros.
Em outubro de 2006, a GP Investimentos e a Equity Internacional, empresa global de real estate liderada por Sam Zell, se juntaram e compraram a ECISA, a EGEC e a Dacom, criando a brMalls. A brMalls nasceu como a 5ª maior empresa de shopping centers do Brasil e como a maior prestadora de serviços de comercialização e administração do setor.
Com sede no Rio de Janeiro e unidades em 12 estados, a brMalls transforma os shoppings centers em destinos de Felicidade e Oportunidades. Atuamos para que o nosso portfólio de 31 ativos – 26 de administração própria – fortaleçam seu propósito como ambientes que agregam ideias e reúnem pessoas, espaços pensados para receber e promover uma convivência feliz para os cerca de 40 milhões¹ de clientes que visitam nossos espaços todos os meses.
Do final de 2006 até hoje, fizemos ao todo 43 aquisições, 29 vendas totais ou parciais de participação, inauguramos 11 shoppings greenfields, e realizamos 21 projetos de expansão. Abaixo detalhamentos as aquisições e desenvolvimentos realizados pela brMalls até hoje:
Shopping | Datas da Aquisição | % Participação Atual |
---|---|---|
Shopping Delrey | 2 de Outubro de 2006 | 80,0% |
27 de Maio de 2019 | ||
Goiânia Shopping | 2 de Janeiro de 2007 | 49,2% |
11 de Abril de 2007 | ||
22 de Outubro de 2007 | ||
Shopping Estação | 5 de Fevereiro de 2007 | 100,0% |
Araguaia Shopping | 1 de Março de 2007 | 50,0% |
Pantanal Shopping | 1 de Março de 2007 | 0,0% |
Shopping ABC | 11 de Abril de 2007 | 1,3% |
12 de Agosto de 2010 | ||
Shopping Piracicaba | 13 de Abril de 2007 | 75,3% |
21 de Maio de 2007 | ||
04 de Junho de 2008 | ||
23 de Julho de 2008 | ||
03 de Janeiro de 2011 | ||
02 de Setembro de 2011 | ||
14 de Fevereiro 2020 | ||
Shopping Pátio Belém | 13 de Abril de 2007 | 0% |
05 de Dezembro de 2007 | ||
Amazonas Shopping | 13 de Abril de 2007 | 34,1% |
14 de Maio de 2007 | ||
19 de dezembro de 2012 | ||
Maceió Shopping | 13 de Abril de 2007 | 0% |
2 de Maio de 2007 | ||
19 de dezembro de 2012 | ||
Shopping Tamboré | 18 de Maio de 2007 | 100,0% |
Natal Shopping | 22 de Maio de 2007 | 0% |
12 de Junho de 2007 | ||
29 de Junho de 2007 | ||
13 de Junho de 2008 | ||
Shopping Curitiba | 23 de Maio de 2007 | 49,0% |
28 de Junho de 2007 | ||
28 de Janeiro de 2011 | ||
Top Shopping | 22 de Junho de 2007 | 50,0% |
22 de Novembro de 2016 | ||
Minas Shopping | 03 de Julho de 2007 | 0% |
22 de Junho de 2010 | ||
Big Shopping | 03 de Julho de 2007 | 0% |
Plaza Niterói | 16 de Julho de 2007 | 100,0% |
Fashion Mall | 16 de Julho de 2007 | 0% |
04 de Outubro de 2007 | ||
1 de Novembro de 2007 | ||
Ilha Plaza Shopping | 16 de Julho de 2007 | 0% |
27 de Setembro de 2007 | ||
Casa & Gourmet Shopping | 16 de Julho de 2007 | 0% |
Esplanada Shopping | 03 de Agosto de 2007 | 0% |
14 de Novembro de 2007 | ||
Shopping Villa-Lobos | 09 de Agosto de 2007 | 63,4% |
03 de Fevereiro de 2020 | ||
Shopping Mueller Joinville | 19 de Outubro de 2007 | 0% |
22 de Janeiro de 2008 | ||
Shopping Metrô Tatuapé | 05 de Dezembro de 2007 | 0% |
São Luís Shopping | 05 de Dezembro de 2007 | 15,0% |
06 de Maio de 2008 | ||
Osasco Plaza Shopping | 24 de Março de 2008 | 0% |
3 de Junho de 2008 | ||
Campinas Shopping | 26 de Maio de 2008 | 100,0% |
Center Shopping Rio | 1 de Julho de 2008 | 0% |
West Shopping | 1 de Julho de 2008 | 0% |
Shopping Metrô Santa Cruz | 8 de outubro de 2009 | 100,0% |
Shopping Campo Grande | 8 de fevereiro de 2010 | 70,9% |
5 de Novembro de 2010 | ||
Independência Shopping | 17 de Junho de 2010 | 83,4% |
Shopping Center Cryal Plaza | 15 de Setembro de 2010 | 0% |
3 de Janeiro de 2011 | ||
Center Shopping Uberlândia | 24 de Setembro de 2010 | 51,0% |
Shopping Tijuca | 21 de Novembro de 2010 | 100,0% |
9 de Dezembro de 2010 | ||
ShoppingParalela | 29 de Abril de 2011 | 0% |
Catuaí Shopping Londrina | 04 de Agosto de 2011 | 93,0% |
29 de Agosto de 2018 | ||
Catuaí Shopping Maringá | 04 de Agosto de 2011 | 100,0% |
29 de Agosto de 2018 | ||
Shopping Jardim Sul | 22 de Novembro de 2011 | 60,0% |
Itaú Power Shopping | 16 de Fevereiro de 2012 | 0% |
Shopping Rio Anil | 4 de Março de 2012 | 50,0% |
Macaé | 31 de Julho de 2012 | 0% |
Shopping Capim Dourado | 8 de novembro de 2012 | 0% |
Shopping Iguatemi Caxias do Sul | 30 de Julho de 2019 | 71,0% |
Londrina Norte Shopping | 29 de Agosto de 2018 | 0% |
Atualmente a brMalls possui participação em 31 shopping centers espalhados por todas as regiões do país, totalizando 1.274,2 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) total e 832,1 mil m² de ABL próprio, com percentual médio de participação em nossos shoppings centers de 65,3%.
Resumo dos Projetos Inaugurados | ||
---|---|---|
Inauguração | Shopping | Tipo |
2T08 | Independência Shopping | Greenfield |
2T09 | Caxias | Expansão |
3T09 | Goiânia | Expansão |
3T09 | Norteshopping | Expansão |
4T09 | Ilha Plaza | Expansão |
1T10 | Maceió | Expansão |
3T10 | West Shopping | Expansão |
4T10 | Sete Lagoas | Greenfield |
4T10 | Granja Vianna | Greenfield |
2T11 | Via Brasil | Greenfield |
2T11 | Tamboré | Expansão |
4T11 | Campo Grande | Expansão |
4T11 | Mooca Plaza | Greenfield |
2T12 | Shopping Recife | Expansão |
2T12 | Estação BH | Greenfield |
4T12 | Center Shopping Uberlândia | Expansão |
4T12 | São Bernardo | Greenfield |
4T12 | Londrina Norte | Greenfield |
3T13 | Shopping Contagem | Greenfield |
2T13 | Plaza Niterói | Expansão |
3T13 | Natal Shopping | Expansão |
4T13 | Rio Anil | Expansão |
4T13 | Sete Lagoas | Expansão |
2T14 | Piracicaba | Expansão |
2T14 | Recife | Expansão |
2T14 | São Luis | Expansão |
3T14 | Vila Velha | Greenfield |
2T15 | Campinas | Expansão |
2T15 | Capim Dourado | Expansão |
4T15 | Estação BH | Expansão |
4T16 | Top Shopping | Expansão |
4T18 | Shopping Estação Cuiabá | Greenfield |